Desvendando o Mac OS X

Liberdade de escolha

Está para sair a primeira edição do livro Desvendando o Mac OS X, um guia para quem quer conhecer melhor o Mac OS X. Este é o primeiro material da LogosMedia Editora que sai nos formatos PDF e convencional, devendo estar nas livrarias até o final de dezembro.

As cores da capa são em homenagem à Carol, minha filha de 15 anos (nem vou dizer pra que time ela torce). O livro é dedicado a todos os que , desde fins de 1999, prestigiam o site Macmanual [atualmente of-line] e adquirem o Manual do Pokaprática. Ele é o primeiro de uma série de publicações. Se tudo correr bem, ainda no segundo semestre, os usuários de Macs terão em mãos o livro Faça Tudo no Mac: Usando o Microsoft Word, que abordará o Word 2001 e o Word X. E se Deus quiser, coisas boas virão [não vieram; a editora não lucrou e, por conseguinte, encerrou suas atividades logo após a publicação de seu primeiro título].

Escrever sobre a plataforma Macintosh não é fácil, por causa do desinteresse das editoras convencionais e pelos obstáculos encontrados no próprio mercado. Iniciativas anteriores foram frustrantes. Uma editora de renome publicou, em 1999, um guia sobre o iMac que está “encalhado” até hoje.

Procurando um diretor de uma grande empresa ligada ao Mac, em maio deste ano, falei sobre meu desejo de obter patrocínio para a publicação do livro, e recebi um “não” como resposta. Uma equipe de escritores de São Paulo, informou-me o executivo, está também escrevendo sobre o novo sistema operacional e isso inviabiliza investimentos em uma nova publicação. Em suma, segundo este diretor, o mercado macmaníaco brasileiro, no que diz respeito a informações, comporta apenas um fornecedor. Não existe espaço para novas iniciativas, nem ideias divergentes. O Think different cede espaço ao pensamento único e ao monopólio de entrega de dados.

A LogosMedia Editora respeita as editoras de São Paulo e do Rio de Janeiro, reconhecendo que ali são geradas publicações muito boas acerca de praticamente todos os assuntos relevantes aos usuários de computadores. No entanto, cremos que existem talentos e potenciais em outros lugares. Pesquisas exaustivas indicam que os usuários de Macs de todo o Brasil possuem cérebros. Por isso compraram Macs. Também assumimos que cada usuário de Mac OS deve ter acesso a mais de um canal de informação e a mais de uma opção para cada item relacionado a hardware, software e publicações. E tudo em bom português. Que venham programas, sites, vídeos, periféricos e livros, muitos livros, sobre o universo Mac. Nos Estados Unidos já circulam quase dez livros sobre o Mac OS X. Nós do Brasil, podemos ter à disposição pelo menos dois títulos, ou quem sabe mais…

Nenhum comentário até agora.

Deixe uma resposta