Liderança desconfortável
Como Deus encaminha mudanças bíblicas necessárias na história? Ele usa uma liderança desconfortável para demolir obstáculos e o sofisma dos clichês paralisantes.
Líderes que conduzem mudanças bíblicas e necessárias enfrentam oposição e, não raramente, sofrem um bocado. Nesses termos, eles são ordinariamente angustiados. Como Paulo, eles podem exclamar: “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós” (Gl 4.19). Eles amam ao Senhor e sua igreja, choram e doam suas vidas com a finalidade desta última crer, viver e funcionar biblicamente (At 20.17-35).
De tempos em tempos, Deus levanta pessoas para questionar o “sistema vigente” — crentes que se sentem desconfortáveis ao ver a igreja distante dos padrões da Palavra de Deus. Tais pessoas detectam problemas e necessidades de transformação. Isso acontece enquanto outros se acomodam. Então surge o líder bíblico incômodo, alguém que, em meio à nota de contentamento geral, se mostra perturbado diante de algumas coisas. De fato, “para que a criação ocorra, a pessoa criativa deve ser inicialmente perturbada e frustrada por um problema ou uma situação que não pode manobrar”. Talvez seja por isso que os profetas, o próprio Senhor Jesus, os apóstolos e os reformadores foram difíceis de aturar. Eles apregoaram a necessidade de mudar paradigmas — crenças, valores e comportamentos — enquanto todos em volta sentavam-se confortavelmente em suas poltronas.
Sobre este assunto, o vídeo anexado contém um trecho da palestra Holy Discontent (Santo Descontentamento), de Bill Hybels.
Bill Hybels – Holy Discontent – Short-QuickTime H.264 from willowcreekbrasil on Vimeo.
Na palestra completa (40 min), Hybels se refere ao “Momento Popeye” do líder (em inglês). Eis o link: