Os primeiros passos do discípulo

Capa do livro Os Primeiros Passos do Discípulo

Recomendado para instrução de cristãos novos e pessoas interessadas nos fundamentos do cristianismo. Estudos sobre os Dez Mandamentos, o Credo Apostólico, a Oração Dominical, os sacramentos e outros tópicos importantes da fé bíblica.

Auxílio disponível na web. Você pode fazer download dos slides em formato PowerPoint.

Segunda edição, 2018.

Disponível no site da Editora Cultura Cristã: (editoraculturacrista.com.br).

Evangelização e discipulado

Capa do livro Evangelização e discipulado

A evangelização e discipulado sob uma ótica bíblica e reformada.

Esta obra verifica conceitos e práticas da evangelização e do discipulado de Jesus Cristo, dos apóstolos e da igreja do NT. Avalia proposições e métodos de evangelização e discipulado atuais. Sugere implicações das verdades bíblicas para a caminhada evangelística e discipuladora do cristão e da igreja contemporânea.

O autor desafia para uma prática efetiva de obediência ao mandato evangelizador e discipulador de Jesus Cristo. A partir dos subsídios deste livro, cristãos podem iniciar ou aperfeiçoar tanto sua prática pessoal, quanto os programas de evangelização e discipulado em suas igrejas locais.

Disponível em breve. Em fase de negociação em editora.

O cristão frutífero: ministérios e dons espirituais

Capa do livro O Cristão Frutífero

Este estudo beneficiará cristãos interessados em conhecer o que a Bíblia ensina sobre os ministérios e dons espirituais.

O que são os dons espirituais? Qual sua relação com as atividades de uma igreja e, mais ainda, o que eles têm a ver com o serviço do cristão no mundo? Os dons estendem a obra de Cristo — a redenção — ou são recursos extras, destinados a realizar uma obra adicional do Espírito Santo? Qual ponto de vista é o mais bíblico, o daqueles que afirmam que alguns ofícios e dons mencionados na Bíblia são extraordinários, e portanto, cessaram, ou o daqueles que defendem a atualidade de todos os ofícios e dons citados na Bíblia? Podemos definir que um cristão ou uma igreja são “poderosos” ou “frios” baseados em sua percepção e prática dos dons espirituais? Neste estudo respondemos a estas perguntas, analisando tópicos ligados aos serviços (ministérios) da igreja.

Os objetivos principais deste estudo são: (1) Ajudar o leitor a conhecer o ensino da Bíblia sobre o ministério, o chamado para o serviço e os dons espirituais; (2) motivar cristãos e igrejas para um ministério fiel e pujante, na dependência e poder do Espírito Santo; além disso, (3) fornecer subsídios para que os cristãos não se sintam acuados por aqueles que insistem que o padrão de espiritualidade fiel exige que todos os ofícios e dons mencionados no NT existam na igreja de hoje.

Disponível em breve. Em fase de negociação em editora.

A doutrina da salvação: Criação e queda

Capa do Livro Criação e Queda

Primeiro volume da série Discipulado Maduro e Reprodutivo. O ensino da Bíblia sobre a criação e a queda (depravação total).

Dá-me, portanto, muita satisfação prefaciar o trabalho de Misael Nascimento e Ivonete Porto. Temos aqui um projeto audacioso, mas de grande contribuição à formação do povo de Deus, que deve se estender por 23 volumes, sendo que, da Doutrina da Salvação, este é o primeiro. Francisco Solano Portela (do prefácio).

Treze estudos para grupos pequenos, discipulado e classes de novos membros. Para interessados no cristianismo, pastores, missionários e cristãos desejosos de conhecer a Bíblia mais e melhor.

Adquira on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).

A doutrina da salvação: Eleição e redenção

Capa do livro Eleição e Redenção

Segundo volume da série Discipulado Maduro e Reprodutivo. O ensino da Bíblia sobre a eleição incondicional e a redenção (expiação limitada ou definida).

Treze estudos para grupos pequenos, discipulado, classes de novos membros e estudo individual. Para interessados no cristianismo, pastores, missionários e cristãos desejosos de conhecer a Bíblia mais e melhor.

Adquira on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).

A doutrina da salvação: Graça irresistível e perseverança dos santos

Capa Graça Irresistível e Perseverança dos Santos

Terceiro volume da série Discipulado Maduro e Reprodutivo. O ensino da Bíblia sobre a graça irresistível (o chamados dos eleitos para a salvação) e a perseverança dos santos.

Treze estudos para grupos pequenos, discipulado e classes de novos membros. Para interessados no cristianismo, pastores, missionários e cristãos desejosos de conhecer a Bíblia mais e melhor.

Em fase de nova redação. Disponível em 12/10/2019 para aquisição on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).

O Deus do pacto: A doutrina da Trindade

Capa O Deus do Pacto

Misael e Ivonete expõem tais assuntos de modo sério e escrevem de uma forma acessível a todos os níveis de leitores. A seriedade e acessibilidade deste trabalho é percebida pela maneira como apresentam e organizam os assuntos com fundamentação bíblica, histórica e com implicações para nossas vidas. [...] Oro que Deus Pai, Filho e Espírito Santo desvendem os olhos dos leitores e estudantes deste livro, de modo que suas mentes sejam abertas para entender e seus corações para crer, confiar e entesourar, de modo que sejam motivados a alegremente glorificar e servir a este Deus Triúno. Elias dos Santos Medeiros (do prefácio).

Uma abordagem pactual da doutrina da Trindade. O Deus da Bíblia e o monismo. As inadequações do politeísmo e unitarismo. As ações e o ser de Deus. As principais declarações trinitárias. As relações dentro da Trindade. O ensino da Trindade em alguns credos. A Trindade no AT: O vocabulário bíblico, as manifestações divinas, as referências ao Messias e as ações criativas e providenciais do Espírito Santo. A Trindade no NT: Jesus e o Espírito Santo são pessoas divinas.

Você é nosso convidado para conhecer mais e melhor ao Deus verdadeiro, não apenas aquilo que ele realiza, mas, acima de tudo, quem ele é. Trata-se de uma contemplação do Senhor — uma possibilidade de desfrutar do prazer de amá-lo e de maravilhar-se com ele mesmo, Uno e Trino, simples na essência e múltiplo na pessoalidade.

Adquira on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).

Adoração bíblica

Capa livro Adoração Bíblica

A primeira versão deste material foi escrita em 2004, com o objetivo de treinar pessoas ligadas aos ministérios de música e direção de cultos da igreja que eu pastoreava, no Gama, DF. Com o tempo ele se mostrou útil para líderes que queriam entender porque a igreja adota determinadas práticas de culto (diáconos, presbíteros e pastores têm de responder perguntas relacionadas à adoração). Por fim, o conteúdo foi considerado interessante por aqueles que desejam conhecer o que a Bíblia ensina sobre a adoração cristã.

O interesse é compreensível, pois o que chamamos hoje de “adoração” é cada vez mais um exercício religioso centrado no homem. “Vida” e “espontaneidade” são opostas à “ordem” e “formalidade”. Surgem novas expressões ligadas à adoração e caem preconceitos quanto a estilos e instrumentos musicais. O “momento de louvor” é tanto “preparatório” quanto mais importante do que a exposição bíblica. Falar de “templo” é tido como anacrônico e os “lugares de reunião cristã” são projetados e equipados como galpões industriais e espaços de entretenimento. Sendo assim, proliferam aplausos e danças litúrgicas. E populariza-se o culto como experiência passiva, algo que “eu assisto” e não que eu “ofereço a Deus”.

Há controvérsia por todo lado. Cristãos protestantes e evangélicos afirmam que a Bíblia os dirige, mas na prática, cada denominação (e dentro das denominações, cada congregação) assume uma forma de culto distinta. Há igrejas que não utilizam uma liturgia ou plano de culto. E mesmo entre as que utilizam, não há consenso sobre o formato da adoração — o que é bíblico? O que pode e não pode ser incluído? Como oferecer cultos que agradam ao Deus vivo?” Igrejas litúrgicas julgam as inovadoras. E estas rotulam as litúrgicas como formais, obsoletas (isoladas da cultura) e mortas.

Em fase de revisão e nova composição gráfica. Disponível em 23/11/2019 para aquisição on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).

HumaniDiversalidades: Projeto de Humanidades Digitais

Capa Humanidiversalidades

Capítulo de livro — O Livro Digital: Elucubrações Embrionárias de Um Leitor Analógico (The Digital Book: Embryonic Lucubrations of an Analog Reader). In: DAVINO, Glaucia Eneida. (Org.). HumaniDiversalidades: Projeto de Humanidades Digitais. São Paulo: Editora Corpo Texto, 2017, ePub.

Livro publicado pela turma de mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017.

Negociando com editora.

Introdução ao Desenvolvimento Web com HTML5, CSS e WordPress

Capa do livro Introdução ao Desenvolvimento Web com HTML 5, CSS e WordPress

Primeira aula do curso Introdução ao desenvolvimento web com HTML5, CSS e WordPress. O que esperar deste curso. Equipamentos e ferramentas indispensáveis do desenvolvedor web. Conceitos básicos: O ambiente da web. O que é desenvolvimento web. O que é HTML5, XML, XHTML, CSS, JavaScript, DHTML e WordPress. Introdução à HTML5.

Adquira on-line (Paypal e depósito bancário).

Desvendando o Mac OS X

Capa Desvendando o Mac OS X

Essa é a melhor palavra para definir o Mac OS X: “novo”. Principalmente para os usuários das versões anteriores do sistema. Trata-se não de uma atualização, mas de uma mudança radical na direção da evolução. O sistema torna-se robusto, adquire nova interface, permite agregar e satisfazer plenamente aos adeptos das plataformas Unix/Linux e, incrivelmente, permanece “familiar” e fácil de aprender, mantendo a tradição da Apple no que diz respeito à excelência em usabilidade.

Este livro é sobre o Mac OS X e propõe-se a ser um guia, em meio a tantos outros excelentes já lançados, para que se conheça e domine este novo sistema. Ele apresenta informações utilizando uma linguagem simples e diversas ilustrações de passos para realização de tarefas.

Você pode ler este livro de maneira seqüencial, capítulo após capítulo, ou consultar diretamente os tópicos de seu interesse. Quando informações prévias são necessárias para o entendimento de um assunto, isso é referenciado no texto, possibilitando a busca de dados adicionais. Dúvidas ou observações sobre qualquer item podem ser enviadas ao autor, através de e-mail.

O livro foi escrito supondo-se que você já saiba ligar e desligar um computador, bem como manusear um mouse. Mesmo assim, são fornecidas dicas básicas, objetivando familiarizar as pessoas que estão iniciando o uso de um Macintosh. Além disso, há material consistente para usuários de nível intermediário.

Este livro é interessante, também, para ministração de cursos rápidos sobre o Mac OS X. Ele vai direto aos pontos principais e disponibiliza exemplos que podem ser convertidos em exercícios em uma sala de aula.

Download do livro grátis. Em PDF (22 MB).

Manual do Mac OS Classic

Capa Mac OS Classic

Escrevi uma primeira versão deste livro em 2000, para fornecer aos usuários de Macintosh brasileiros um guia simples e completo do Mac OS 8 e 9. Daquele tempo pra cá ocorreram alguns fatos importantes.

A Apple lançou o Mac OS X, não uma atualização mas verdadeiramente um novo sistema operacional, baseado em Unix. O resultado disso foi o anúncio prematuro, em 2002, da “morte do Mac OS 9”. O Mac OS X deveria, em pouco tempo, agregar 5 milhões de usuários, estabelecendo de uma vez por todas a suposta irrelevância do desenvolvimento de novos programas para o sistema “clássico” ou Classic.

Este anúncio do óbito do “velho Mac OS 9” foi feito quando este chegou à sua versão 9.2.2, logicamente, um sistema imperfeito, mas muito bom no que diz à correção de falhas e, acima de tudo, velocidade. Falando francamente, o Mac OS X, pelo menos até sua versão 10.1.5, era bem mais lento que o sistema 9. O Mac OS X 10.2 (versão Jaguar) mostrou-se mais “esperto”, mas há quem diga que não foi alcançada a rapidez do OS 9 em todos os aplicativos. E se formos comparar o Mac OS 9 com o Windows, seja lá qual for a versão, o sistema dos Macs é muitíssimo mais estável, seguro e fácil de usar.

Outro detalhe importante é que os lançamentos do Mac OS X, do hardware (computadores G4 com clock superior a 800 MHZ ou G3 superiores a 700 MHZ) e dos novos aplicativos que lhe correspondem, ocorreram em pleno período de crise econômica global, dificultando, pelo menos aos usuários domésticos, a aquisição de novos equipamentos. A alta do dólar encareceu os preços, forçando-nos a esperar um pouco mais para fazer novas aquisições.

O resultado de tudo isso é que o Mac OS 9 continua vivo, relevante, fundamental, mesmo para aqueles que, como eu, já aprenderam a gostar do Mac OS X.

Esta é a razão pela qual reedito este livro, com novo visual e totalmente atualizado, com a convicção de que este material continua sendo útil, para não dizer fundamental, para quem usa Macs.

Download do livro grátis. Em PDF (7.4 MB).

Manual do Pokaprática

Capa Manual do Pokaprática

Como usuário do Mac OS desde 1996, tenho experimentado na pele a dificuldade de acesso a informações em português sobre este sistema. Fui forçado a adquirir livros de versões antigas, coletar dados da internet, ler e traduzir textos de outros autores e tutoriais da própria Apple e ainda buscar socorro nos amigos, todas as vezes em que surgiam problemas — só para compreender, mesmo que um pouquinho, a máquina que eu havia adquirido. E tudo isso debaixo da pressão do universo Windows/PC, que oferecia tudo — tudinho mesmo em português, ali na loja da esquina, a preço de banana.

Mas eu permaneci firme, e hoje já estou no meu quinto Mac, satisfeito toda vida.

Loucura? Fanatismo? Por quê um usuário Macintosh se submete a tudo isso? O quê nos leva a utilizar uma plataforma minoritária (se bem que essa “minoria” hoje soma quase 70 milhões de usuários em todo o mundo), enfrentando todos os desgastes de maiores custos de hardware, software e limitação de suporte?

Várias argumentações técnicas podem ser feitas — todas com excelente embasamento teórico, mostrando que o Mac OS é superior a outros sistemas operacionais de uso doméstico. A leitura de periódicos de informática, revistas especializadas ou páginas da internet é suficiente para que armazenemos dezenas de análises e testes que comprovam essa afirmação.

No entanto, existe outra razão, muito mais subjetiva, para o uso do Macintosh. Trata-se de paixão. A relação dos usuários de Macs com seus computadores é visceral a tal ponto, que eles são chamados de macmaníacos. São pessoas especiais, que assumem suas preferências sem estar presas às grandes tendências do mercado. Gente criativa, intuitiva e inteligente. Seres humanos que pensam diferente.

Para tais pessoas, escrevi o Manual do Pokaprática, o primeiro livro sobre o Mac OS em português, feito por um brasuca com cara de índio e tudo.

“Pokaprática” é o termo utilizado para designar os novos ou inexperientes usuários do Macintosh. “Profiça” é o usuário avançado, conhecedor de todas (ou quase todas) as manhas do Sistema Operacional do Mac. Meu objetivo é auxiliar você a iniciar sua jornada, cruzando os limites do “pokaprática” rumo ao incrível universo do macmaníaco “profiça”. É possível. É fácil. E sobretudo, é muito divertido.

Download do livro grátis. Em PDF (2.5 MB).