Macintosh em bom português

É momento de estatelar os olhos, a hora do reconhecimento e dos aplausos sinceros. Eis que, em menos de uma semana, nós, consumidores Mac brasileiros, fomos brindados com duas agradáveis surpresas: As versões em português do Mac OS 9.1 e Mac OS X (10.0.3), ambos distribuídos pela AppleLine.

Demais, sensacional.

E que se calem os pessimistas. As duas versões estão bem traduzidas, ou melhor, “localizadas”. A equipe da Apple revela maturidade e competência, colocando em nossas mãos produtos muito bem finalizados. É claro que ninguém vai entender isso como uma declaração de perfeição. Se houvesse software perfeito, não existiriam atualizações constantes. Continuamente haverão sugestões de melhorias e consertos de bugs. Isso é assim, independentemente da plataforma ou máquina utilizada.

Menu localizado

Menu do Mac OS 9 em português

Outra boa localização que chegou de mansinho foi o AppleWorks (versão 6.0.4), ainda com corretor em português de Portugal, mas muito bem portado para a língua tupiniquim. Menus bem traduzidos, ajuda clara e caixas de diálogo agradavelmente ajustadas à nossa linguagem coloquial. Tão intuitivo que, com exceção dos livros do Macmanual (propaganda deslavada, hein?), quase não são necessários outros recursos para seu aprendizado e uso eficiente. Quem quiser experimentar, por favor, ligue para a Apple (0800-1-27753).

AppleWorks em português

AppleWorks em português

Há alguns meses iniciei um diálogo no fórum deste site [o fórum do antigo Macmanual, agora inativo], falando sobre a necessidade de programas em português. Na verdade, esse debate tem sido feito há algum tempo, por macmaníacos do Brasil inteiro. Me parece que a Apple está ouvindo os usuários, buscando aprimorar serviços e produtos. Parabéns para a Apple Brasil!

Devido à chegada destes programas, em consideração ao esforço da Apple e pedido dos visitantes do Macmanual, publicarei tutoriais utilizando os produtos localizados. A interface em inglês continuará sendo usada, mas somente nos casos em que não exista um ou outro recurso nas versões traduzidas (sim, ainda permanece uma pequena defasagem entre o lançamento de atualizações em inglês e a produção da versão em português brasileiro).

Do you speak english? Se não, no problem. Pelo menos para fazer o básico, basta usar softwares da Apple, em bom português.

0
  Ver também

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: