Os primeiros passos do discípulo

Capa do livro Os Primeiros Passos do Discípulo

Recomendado para instrução de cristãos novos e pessoas interessadas nos fundamentos do cristianismo. Estudos sobre os Dez Mandamentos, o Credo Apostólico, a Oração Dominical, os sacramentos e outros tópicos importantes da fé bíblica.

Auxílio disponível na web. Você pode fazer download dos slides em formato PowerPoint.

Segunda edição, 2018.

Disponível no site da Editora Cultura Cristã: (editoraculturacrista.com.br).

A doutrina da salvação: Criação e queda

Capa do Livro Criação e Queda

Primeiro volume da série Discipulado Maduro e Reprodutivo. O ensino da Bíblia sobre a criação e a queda (depravação total).

Dá-me, portanto, muita satisfação prefaciar o trabalho de Misael Nascimento e Ivonete Porto. Temos aqui um projeto audacioso, mas de grande contribuição à formação do povo de Deus, que deve se estender por 23 volumes, sendo que, da Doutrina da Salvação, este é o primeiro. Francisco Solano Portela (do prefácio).

Treze estudos para grupos pequenos, discipulado e classes de novos membros. Para interessados no cristianismo, pastores, missionários e cristãos desejosos de conhecer a Bíblia mais e melhor.

Adquira on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).

A doutrina da salvação: Eleição e redenção

Capa do livro Eleição e Redenção

Segundo volume da série Discipulado Maduro e Reprodutivo. O ensino da Bíblia sobre a eleição incondicional e a redenção (expiação limitada ou definida).

Treze estudos para grupos pequenos, discipulado, classes de novos membros e estudo individual. Para interessados no cristianismo, pastores, missionários e cristãos desejosos de conhecer a Bíblia mais e melhor.

Adquira on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).

O Deus do pacto: A doutrina da Trindade

Capa O Deus do Pacto

Misael e Ivonete expõem tais assuntos de modo sério e escrevem de uma forma acessível a todos os níveis de leitores. A seriedade e acessibilidade deste trabalho é percebida pela maneira como apresentam e organizam os assuntos com fundamentação bíblica, histórica e com implicações para nossas vidas. […] Oro que Deus Pai, Filho e Espírito Santo desvendem os olhos dos leitores e estudantes deste livro, de modo que suas mentes sejam abertas para entender e seus corações para crer, confiar e entesourar, de modo que sejam motivados a alegremente glorificar e servir a este Deus Triúno. Elias dos Santos Medeiros (do prefácio).

Uma abordagem pactual da doutrina da Trindade. O Deus da Bíblia e o monismo. As inadequações do politeísmo e unitarismo. As ações e o ser de Deus. As principais declarações trinitárias. As relações dentro da Trindade. O ensino da Trindade em alguns credos. A Trindade no AT: O vocabulário bíblico, as manifestações divinas, as referências ao Messias e as ações criativas e providenciais do Espírito Santo. A Trindade no NT: Jesus e o Espírito Santo são pessoas divinas.

Você é nosso convidado para conhecer mais e melhor ao Deus verdadeiro, não apenas aquilo que ele realiza, mas, acima de tudo, quem ele é. Trata-se de uma contemplação do Senhor — uma possibilidade de desfrutar do prazer de amá-lo e de maravilhar-se com ele mesmo, Uno e Trino, simples na essência e múltiplo na pessoalidade.

Adquira on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).

Introdução ao Desenvolvimento Web com HTML5, CSS e WordPress. Aula 01: Conceitos Iniciais e Introdução ao HTML5

Capa do livro Introdução ao Desenvolvimento Web com HTML 5, CSS e WordPress

Primeira aula do curso Introdução ao desenvolvimento web com HTML5, CSS e WordPress. O que esperar deste curso. Equipamentos e ferramentas indispensáveis do desenvolvedor web. Conceitos básicos: O ambiente da web. O que é desenvolvimento web. O que é HTML5, XML, XHTML, CSS, JavaScript, DHTML e WordPress. Introdução à HTML5.

Adquira on-line (Paypal e depósito bancário).

A doutrina da salvação: Graça irresistível e perseverança dos santos

Capa Graça Irresistível e Perseverança dos Santos

Terceiro volume da série Discipulado Maduro e Reprodutivo. O ensino da Bíblia sobre a graça irresistível (o chamados dos eleitos para a salvação) e a perseverança dos santos.

Treze estudos para grupos pequenos, discipulado e classes de novos membros. Para interessados no cristianismo, pastores, missionários e cristãos desejosos de conhecer a Bíblia mais e melhor.

Em fase de nova redação. Disponível em 12/10/2019 para aquisição on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).

Adoração bíblica

Capa livro Adoração Bíblica

A primeira versão deste material foi escrita em 2004, com o objetivo de treinar pessoas ligadas aos ministérios de música e direção de cultos da igreja que eu pastoreava, no Gama, DF. Com o tempo ele se mostrou útil para líderes que queriam entender porque a igreja adota determinadas práticas de culto (diáconos, presbíteros e pastores têm de responder perguntas relacionadas à adoração). Por fim, o conteúdo foi considerado interessante por aqueles que desejam conhecer o que a Bíblia ensina sobre a adoração cristã.

O interesse é compreensível, pois o que chamamos hoje de “adoração” é cada vez mais um exercício religioso centrado no homem. “Vida” e “espontaneidade” são opostas à “ordem” e “formalidade”. Surgem novas expressões ligadas à adoração e caem preconceitos quanto a estilos e instrumentos musicais. O “momento de louvor” é tanto “preparatório” quanto mais importante do que a exposição bíblica. Falar de “templo” é tido como anacrônico e os “lugares de reunião cristã” são projetados e equipados como galpões industriais e espaços de entretenimento. Sendo assim, proliferam aplausos e danças litúrgicas. E populariza-se o culto como experiência passiva, algo que “eu assisto” e não que eu “ofereço a Deus”.

Há controvérsia por todo lado. Cristãos protestantes e evangélicos afirmam que a Bíblia os dirige, mas na prática, cada denominação (e dentro das denominações, cada congregação) assume uma forma de culto distinta. Há igrejas que não utilizam uma liturgia ou plano de culto. E mesmo entre as que utilizam, não há consenso sobre o formato da adoração — o que é bíblico? O que pode e não pode ser incluído? Como oferecer cultos que agradam ao Deus vivo?” Igrejas litúrgicas julgam as inovadoras. E estas rotulam as litúrgicas como formais, obsoletas (isoladas da cultura) e mortas.

Em fase de revisão e nova composição gráfica. Disponível em 23/11/2019 para aquisição on-line (ePub e PDF; Paypal e depósito bancário).