• Posologia do evangelho

    Posologia do evangelho

    Depois de falar sobre as folhas da árvore da vida, vinculando-as ao Redentor, tratarei da dose indicada de administração desse bendito remédio. Se você se reconhece como um viciado, o que já é meio caminho para a cura, siga as instruções abaixo: (1) Converse regularmente com o Médico de sua alma (Mt 9.12). Isso pode…

  • O único amigo infalível

    O único amigo infalível

    Há um sentido em que a amizade flui natural e providencialmente e há outro sentido em que ela é trabalhada. Quanto à fluência, afirmei que é Deus quem nos conduz a pessoas com as quais nos identificamos. Nesses termos, a amizade cristã exemplifica aquilo que consta em Cânticos 8.7b: “ainda que alguém desse todos os…

  • Folhas que “curam”

    Folhas que “curam”

    Como afirmei anteriormente, um vício é uma imoderação, uma ofensa à beleza e, ao mesmo tempo, uma demonstração de desordem na alma. Isso significa que precisamos de três coisas: moderação, embelezamento e organização. A fonte dessas bênçãos? Jesus Cristo, o poderoso Redentor. A questão é que lutamos com um princípio que nos constrange a pecar.…

  • Eu gostei de The Chosen

    Eu gostei de The Chosen

    Na semana passada, por indicação de meu sobrinho, eu assisti à primeira temporada da série The Chosen,[1]disponível na Netflix. Confesso que iniciei com expectativa baixa, considerando a tendência pendular de filmes baseados na Bíblia, por um lado, produções com excelente orçamento, elenco e produção técnica, mas fracos de conteúdo bíblico e inábeis no uso da literatura extrabíblica…

  • Simpatia humana e providência divina

    Simpatia humana e providência divina

    Em um post anterior eu reproduzi um trecho de diálogo extraído do livro O sol é para todos sugerindo que, com aquela conversa, nasceu a amizade entre três crianças. — Oi.— Oi — respondeu Jem, simpático.[1] Às vezes a amizade começa com uma pessoa se aproximando discretamente, até surgir a oportunidade de falar. Outras vezes o ato…

  • O modo, a espécie e a ordem

    O modo, a espécie e a ordem

    Agostinho, pastor do quinto século, ensinou que “nós adoramos a Deus, de quem procedem todos os bens, grandes ou pequenos”.[1] Em tudo o que Deus criou, tanto nas coisas espirituais quanto nas corporais, dizia ele, podem ser encontradas três coisas: o modo, a espécie e a ordem. O que torna uma coisa superior a outra?…

  • O surgimento da amizade

    O surgimento da amizade

    Há um sentido em que as amizades fluem naturalmente, como na ocasião em que Jem e Scout conhecem Dill, no primeiro capítulo de O sol é para todos. Um dia de manhã cedo, quanto estávamos começando a brincar no quintal, Jem e eu ouvimos um barulho no canteiro de couve da srta. Rachel Haverford, nossa vizinha.…